DEEIJ- Departamento de Educação Espírita Infanto Juvenil

OBJETIVO GERAL
Promover a integração da criança: consigo mesma, com o próximo e com Deus.
 
 JUSTIFICATIVA
            A tarefa de Educação Espírita Infanto-Juvenil adquire elevado significado dentre as ações desenvolvidas pelas instituições Espíritas, em sua programação de apoio à obra educativa do ser humano. No momento evolutivo de nosso planeta, é indispensável meditarmos sobre a importância da Doutrina Espírita e sua aplicação na Educação do Espírito que renasce para evoluir.  A Educação do Espírito é a verdadeira Educação, que olha o homem como ser integral, Espírito eterno, criado para perfeição.

            Nossas crianças são recém-nascidas, mas não recém-criados. A criança é o Espírito que retorna, trazendo necessidades individuais e um programa de vida estabelecido durante sua preparação para reencarnar. Receber, portanto esse Espírito que retorna, auxiliando o despertar de qualidades superiores, acordar em seu intimo os compromissos assumidos no mundo espiritual, abrir espaço e colaborar para que ele encontre campo propício para sua realização é nosso dever, observando que na primeira infância o Espírito é mais acessível ao processo educativo.

            Educar ou Evangelizar é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos de adversidade da vida, oportunizar a aquisição da moral e do saber, o conhecimento de si mesmo. Evangelizar é educar a infância e juventude, é semear o bom grão, é preparar uma nova sociedade com os princípios da justiça, solidariedade, garantindo o conhecimento para todos e a oportunidade de revelarem suas capacidades. Frente a este aspecto, o processo de evangelizar não pode ser confundido com recreação. Um trabalho só pode ser chamado de Educação Espírita da Infância se tiver objetivos claros e for pautado pelos ensinamentos da Doutrina Espírita em todos os seus aspectos. 
Não podemos titubear quanto aos ensinamentos da Doutrina Espírita às nossas crianças. Elas necessitam compreender que é um Espírito reencarnado, filho de Deus, que vem evoluindo milênios afora e que seu destino é a perfeição em mundos mais elevados. Necessita compreender as Leis Divinas que regem todos os seres, a Lei de Causa e Efeito que rege nossa existência e nos impulsiona a evoluir, as conseqüências morais de todos os seus atos, bem como compreender que trás compromissos assumidos na Espiritualidade e tem tarefas a cumprir em nosso Planeta.

“A criança é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã.

  (Francisco Spinelli)
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s